29 de outubro de 2008

Projeto realiza oficina sobre saúde e nutrição

Cerca de 20 pessoas – lideranças comunitárias e seus convidados - participaram de uma capacitação sobre saúde e nutrição, realizada pela nutricionista da Danone, Ana Paula Tasca, no dia 24 de outubro. A oficina faz parte das atividades do projeto Circuito Comunitário Saudável. No encontro também foi apresentado o material educativo que as lideranças utilizarão nas atividades locais. O material irá compor o acervo do Núcleo.

Durante o encontro, os participantes tiraram dúvidas e puderam desmistificar assuntos relacionados à alimentação, como a mistura de determinados alimentos. Durante a palestra, a nutricionista falou ainda sobre a importância de se aproveitar melhor os alimentos. As lideranças receberam uma pirâmide alimentar, cartazes e exemplares do encarte “Dicas Danone para uma alimentação saudável”.

“Quanto mais a gente comer da fruta melhor. Quando jogamos a casca fora, jogamos também mais de 90% do que a fruta tem de melhor. Usando tudo inteiro conseguimos aproveitá-las melhor”, disse Ana Paula.

A palestra trouxe várias recordações aos participantes. Natural do Ceará e morador da comunidade Parque Estrela, Antônio Linhares lembrou de como a mãe fazia questão de aproveitar os alimentos em sua totalidade:“Mamãe costumava usar toda laranja, fazendo doces e chá com a casca”.

Diet e light

Outro questionamento feito pelos participantes foi sobre a diferença entre produtos diet e light. “O diet é para quem é diabético, que não pode comer açúcar de jeito nenhum. Já o light tem menos caloria”, explicou a nutricionista.

Moradora da comunidade Nova Marília, Rosângela Albergaria sentiu-se feliz com as informações novas: “Somos privilegiados por estarmos tendo essas informações”, disse a presidente do Comitê da Cidadania Bem Aventurado (CCBA).

Na oficina, também foi criada uma outra proposta de atividade para o projeto: “Podemos fazer um levantamento das frutas mais comuns em Magé e trazer para a nutricionista explicar em uma próxima capacitação as qualidades de cada uma”, sugeriu a coordenadora geral do CEDAPS, Wanda Guimarães.
Veja as fotos na Galeria

Seja o primeiro a comentar

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO