27 de março de 2009

Diversão e informação marcam Dia Saudável em Magé

O projeto Circuito Comunitário Saudável realizou, no dia 21 de março, a segunda edição do Dia Saudável em Magé. Durante o evento, que aconteceu das 10h às 14h, ocorreram apresentações de peça teatral sobre alimentação saudável, judô, street dance, capoeira e ginástica para terceira idade. Além disso, as oito organizações integrantes do projeto montaram stands apresentando dicas sobre alimentação saudável, importância de se praticar exercícios físicos regularmente, além de diversos trabalhos educativos, materiais informativos e artesanato.

Para o evento foram confeccionadas 8.000 bolas de gás com a logomarca do projeto, 2 banners e 5.000 ventarolas personalizadas com dicas sobre práticas para contrução de estilos de vidas saudáveis.



O evento contou também com as já tradicionais mesa de frutas e grupo de ciclistas da equipe Ecologic Bike, de Santo Aleixo, uma das organizações integrantes do projeto desenvolvido pelo CEDAPS e pela Danone, e que tem como objetivo levar informação sobre alimentação saudável e a importância da prática de exercícios físicos regularmente em comunidades populares.



Outro grupo que animou o Dia Saudável em Magé foi a Ginástica da Terceira Idade, parceiro do projeto, no Comitê da Solidariedade Fragoso. O grupo, que se encontra todas terças e quintas-feiras, das 8h às 9h, no pátio da igreja católica Santa Catarina, é composto por 70 mulheres com idades entre 30 e 90 anos.

Maria da Penha Soares Braga, 60 anos, há 30 pratica exercícios físicos e atualmente é a instrutora do grupo: “Nós fazemos alongamento e ginástica. Algumas chegam aqui com diversos problemas de saúde e logo vemos que elas ficam bem mais desinibidas e mais saudáveis”.

Geração de renda


Apaixonado por flores, Durval Carlos Jardim, 60 anos, (20 deles trabalhando juntamente com a esposa com artesanato) foi uma das pessoas que levaram trabalhos para apresentar no evento. No stand da organização Green Life, da comunidade Parque Estrela, eles expuseram cordões, brincos, panos de pratos e diversos objetos decorativos com muitos detalhes em flores.

“Criamos nossos três filhos e pagamos todas as nossas despesas fazendo artesanato. Atualmente eu faço as bijuterias e minha esposa faz os bordados e crochês. Já perdi a conta de quantos cursos já fiz nessa área”, diz, lembrando da importância de estar sempre se atualizando.

Outro sucesso do Dia Saudável em Magé foi a oficina de trança, disponível gratuitamente no stand do Centro de Cultura Afro de Piabetá (CCAP), da comunidade Japonês-Guarani. Durante todo o evento a trançadeira Ronire Miranda, 23 anos, trançou e mostrou aos participantes do encontro uma outra forma bonita de enaltecer a beleza afro-brasileira.

“Já trabalhei como doméstica, camelô e agora me dedico a fazer tranças e implantes. Mantenho a casa com este trabalho”, conta e completa:”o mais difícil nessa área é criar a clientela depois que consegue, é só manter”.



Outra organização integrante do projeto Circuito Comunitário Saudável, o Conselho de Defesa da Cidadania de Maurimárcia – Codecim, disponibilizou em seu stand , além de trabalhos com material reciclável, livros, folhetos e cartazes sobre direitos humanos, cidadania e a pirâmide alimentar elaborada pela Danone para as organizações participantes do projeto.

“Vamos promover na nossa organização oficinas para conscientizar a comunidade como podemos utilizar potes que geralmente jogamos fora, enfeitando para colocar temperos, remédios, algodão, botões, etc.”, fala Iracy Maria, presidente do Codecim.

Trabalho em Rede


Participante da Rede de Comunidades Saudáveis, Antônio Sacramento, 50 anos, morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, levantou antes das 6h para prestigiar o evento. Presidente do Grupo Afoxé Afro Bahia – Gafrobá ele fala sobre a importância do trabalho em conjunto:

"Vim porque faço parte da rede e achei que a gente deveria dar apoio. É exemplo bom a gente participar, passar um dia com os amigos, companheiros de trabalho. É bom que a gente vê que tem pessoas engajadas na luta por melhor saúde e qualidade de vida”.

Outros Momentos


Douglas Brasil também morador de comunidade, apresentou o evento, e Wanda Guimarães, do Cedaps, acertando os últimos detalhes da atividade.


Stand das organizações OMNBRO e CCBA e o time vencedor de Magé do preparatório da Copa Danone de Futebol tomando iogurte ao final do evento.




MC Desenho do Codecim cantando o rap que fez sobre alimentação saudável e Conceição, do Comitê Esforça-te que Te Ajudarei, ensinando artesanato em jornal aos passantes.
Para ver mais fotos acesse a Galeria!!!

Seja o primeiro a comentar

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO