11 de dezembro de 2009

Lideranças do Circuito participam de evento Cuidando da Rede

As lideranças do projeto Circuito Comunitário Saudável participaram, no dia 02 de dezembro, de um dia repleto de atividades de lazer, relaxamento e práticas integrativas em saúde. O evento, promovido pelo CEDAPS para as lideranças participantes da Rede de Comunidades Saudáveis (RCS), reuniu cerca de 100 pessoas, na Fazenda Tucano, em Nova Iguaçu – Baixada Fluminense.














Além de desfrutarem das opções de lazer local, como diversas piscinas, rio e cachoeira, os participantes contaram com a participação do Programa de Práticas Integrativas e Complementares, da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, que ofereceu atividades de reflexologia podal, alongamento, caminhada e oficina sobre plantas medicinais.

Nessa oficina foram apresentadas mudas de plantas condimentares e medicinais para incrementar as refeições e assim incentivar a continuidade da dieta de pessoas com diabetes ou problemas de pressão arterial. (Veja receita aqui)

“Cuidando da Rede” foi idealizado para ser um momento em que as lideranças da RCS – envolvidas durante todo o ano na promoção da saúde em suas comunidades – voltassem a atenção para si mesmas.

O encontro encerrou as atividades realizadas pela Rede de Comunidades Saudáveis durante o ano de 2009.


Mais sobre a Rede

Composta atualmente por 143 organizações comunitárias, distribuídas por todo estado do Rio de Janeiro, a Rede de Comunidades Saudáveis é uma iniciativa social por comunidades saudáveis, inspirada no direito à saúde e no movimento internacional de Comunidades/Cidades Saudáveis, um programa global da Organização Mundial da Saúde.

Em sua fundação, 10 de maio de 2005, mais de 60 comunidades e o Centro de Promoção da Saúde – CEDAPS lançaram as bases deste movimento através de um ato público com a assinatura da Declaração de Princípios por Comunidades Saudáveis do Estado do Rio de Janeiro.

Este movimento foi apoiado pelo Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, OPAS - OMS, Dreyfus Health Foundation, Ford Foundation, várias universidades e outras ONGs.

Saiba mais Blog da Rede
Veja mais fotos do evento na Galeria

Seja o primeiro a comentar

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO