26 de setembro de 2008

Eixos de Atuação

O projeto está sendo desenvolvido por meio de cinco eixos de atuação:
• Estruturação de Núcleos Comunitários de Promoção da Saúde – os Núcleos são espaços educativos organizados em sedes de associações e grupos localizados no interior das comunidades. As instituições foram estruturadas para desenvolver o projeto recebendo tendas, mesas, cadeiras, estantes, caixa de som amplificadora, balanças de alimentos, além de materiais educativos (cartazes, vídeos, folhetos) sobre os temas relacionados como nutrição, saúde etc.
• Acesso à alimentação saudável - o projeto está sensibilizando comerciantes locais para a compra de legumes, verduras e outros alimentos mais saudáveis para serem oferecidos a preços acessíveis à comunidade. Já foi estabelecida uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para a criação de hortas familiares.
• Promoção de atividades físicas - a partir dos Núcleos de Promoção da Saúde serão propostas atividades físicas coletivas, como caminhadas, passeios ciclísticos e atividades de relaxamento. Em cada comunidade será construído um Circuito Comunitário Saudável, com a formação de um grupo regular de caminhada/passeio ciclístico a ser mobilizado pelo Agente de Promoção da Saúde.
• Promoção de atividades culturais - O projeto está mapeando as diferentes iniciativas culturais locais (teatro, música/coral, danças culturais) para apoiar a criação de números artísticos e/ou eventos culturais a serem apresentados nas comunidades participantes. Também serão criadas atividades lúdicas (dança, música, poesia, jogral, teatro) para facilitar a comunicação e a educação sobre alimentação saudável.
• Realização de eventos de mobilização da comunidade e da cidade – está prevista para outubro uma grande atividade para apresentar nas oito comunidades todas as ações geradas pelo Circuito Comunitário Saudável e discutir vários temas relacionados à saúde. A etapa seguinte deste processo de mobilização é organizar no centro de Magé um evento com ações para dar visibilidade ao projeto.

Seja o primeiro a comentar

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO