26 de setembro de 2008

Linha da Vida

O projeto está movimentando Magé. De maio a setembro, foram estabelecidas parcerias, promovidas oficinas sobre alimentação saudáveis para crianças e adultos, organizados passeios ciclísticos e outras atividades físicas e muito mais.
Maio - Apresentação do projeto a gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Magé (Coordenação DST/Aids e Programa Municipal de Tuberculose); reuniões nas comunidades e no CEDAPS e estabelecimento de parcerias com órgãos locais.
Junho – Desde junho vêm sendo promovidos vários eventos locais para falar de saúde e promover ações que contribuam para a construção de hábitos e ambientes saudáveis. Em conjunto, as oito comunidades participantes do projeto realizaram: oficinas sobre alimentação saudável; formação dos “dinamizadores” das atividades; implantação de hortas nas residências; atividades físicas e esportivas (futebol, dança, corrida rústica, caminhada, vôlei, queimado, passeio ciclístico e capoeira); capacitação das lideranças sobre Promoção da Saúde; oficina “Cores e sabores” sobre alimentação saudável para crianças; encontro mensal de hip hop com almoço saudável organizado por jovens. Essas atividades acontecem regularmente.
Julho - Organização de cafés da manhã saudáveis para discutir temas como alimentação, prevenção de DST/Aids, tuberculose e uso de drogas; realização de aulas de pintura e representação através dos desenhos do conceito de alimentação saudável; sensibilização dos comerciantes locais para mudanças na oferta de produtos. As lideranças relatam que já ocorreram mudanças e que a demanda por frutas e verduras aumentou depois das atividades do projeto.
Agosto – Organização de evento em igreja local para discutir alimentação saudável; articulação com outros projetos para debater este tema; realização de passeio.

Seja o primeiro a comentar

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO