14 de outubro de 2008

Projeto favorece criação de hortas familiares

Mural de horta familiar

Contribuir para o acesso à alimentação saudável. Com este objetivo, o Circuito Comunitário Saudável está possibilitando a criação de hortas familiares nas oito comunidades de Magé participantes do projeto. A implantação das hortas está sendo realizada por meio de uma parceria entre a associação comunitária Greenlife e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Antônio Linhares, da Greenlife, fala sobre o processo de criação das hortas. “Visitamos as comunidades para realizar palestras e depois começamos o plantio.” Ele explica ainda que as sementes estão sendo plantadas nos espaços disponíveis, geralmente nos locais onde funcionam as instituições comunitárias envolvidas no projeto.

Carlos Alberto da Silva, da Ecologic Bike, esclarece que não é necessário ter um grande espaço para cultivar alimentos em casa. “Isso pode ser feito em qualquer recipiente. Basta que dê para colocar a terra e as sementes. Mesmo um espaço pequeno dá para cultivar diversas coisas. Assim é possível buscar uma alimentação mais saudável sem agrotóxico”, fala.

Linhares conta que o plantio inicial foi de coentro, salsa, cebolinha e alface. “Em 40 dias, eles já estão na panela”. Foram plantados ainda quiabo e rabanete que demoram mais tempo para crescer.

“A gente acredita que todos devem fazer suas hortas pra terem suas hortaliças. Plantando nas residências diminuímos duas mazelas no nosso corpo: os venenos (não usamos agrotóxicos) e os vermes (por não usar água contaminada)”, disse Linhares. A orientação da liderança comunitária é que a água utilizada na irrigação das hortaliças seja a mesma utilizada para o consumo.



Carlos Alberto oferecendo frutas para jovem da Ecologic Bike - Incentivo à alimentação saudável

1 Comentário:

Ecologic Bike disse...

este blog esta super saudavellllllllllllllllllll

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO