14 de outubro de 2008

RCS-Magé leva atividades físicas e alimentação saudável para Piabetá

Apresentações de capoeira, grupos de dança, coral, teatro, judô, exposições de fotografias e pinturas, reciclagem, brincadeiras de corda, ginástica e distribuição de frutas e água foram algumas das atividades que o projeto Circuito Comunitário Saudável promoveu na Praça Setembro, em Piabetá (distrito de Magé), no dia 11 de outubro. A estimativa é que o evento tenha mobilizado cerca de 600 pessoas durante as quatro horas de atividades.

O Centro de Cultura Afro de Piabetá (CCAP), responsável pela realização das atividades do projeto na comunidade Japonês-Guarani, participou do Dia Saudável levando o coral do CIEP Mané Garrincha e apresentando uma peça encenada por crianças que mostrou a importância da alimentação saudável. Uma parceria do CCAP com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente permitiu a participação do grupo Preservadores e Defensores do Meio Ambiente – Fonte da Onça (Pedemafo) com desenhos e pinturas referentes aos temas alimentação saudável, meio ambiente etc.

“Escolhemos trabalhar com as crianças porque, por meio delas, podemos alcançar os pais também”, diz Rosemar Soares, presidente do CCAP, entre diversos desenhos de frutas feitos pelos pequenos.

Promovendo saúde e gerando renda

Já a Organização de Mulheres Negras do Bairro Novo Roncador (Omnbro) escolheu levar para a ação formas simples e bonitas de se gerar renda. Na barraca, os participantes do evento puderam tirar dúvidas e aprender a fazer biscuits, bijuterias em tricô, peças decorativas, além receberem informações sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, Aids e tuberculose. Houve também distribuição de preservativos masculinos e folhetos educativos.

“Fazendo esses trabalhos, as mulheres se ocupam e o dinheiro pode ajudar na melhoria da alimentação e isso acaba melhorando a saúde delas também”, fala Jorgina Nascimento, presidente da organização.

Opinião compartilhada por Aline Barbosa dos Santos, 32 anos, que há três, começou a trabalhar com biscuit. Moradora da comunidade Novo Roncador, ela diz que o principal motivo para começar o novo trabalho foi melhorar a qualidade de vida da família:

“Na minha casa somos eu, meu marido, mais três filhos. Antes só dava para comprar o básico mesmo, agora com o dinheiro que ganho, aproveito para ir à feira nos fins de semana comprar frutas para as crianças. Se não fosse por esse dinheirinho a mais só daria para comprar o básico mesmo”.

O Comitê Esforça-te que Eu Te Ajudarei participou da ação mostrando que com criatividade é possível fazer muitas coisas. Além do trabalho que vem desenvolvendo na comunidade Mundo Novo com as hortas familiares plantadas em caixotes, a presidente do grupo, Maria da Conceição Soares, criou vários objetos decorativos e úteis para o dia-a-dia, com materiais que geralmente vão para o lixo:

“Usamos jornais para fazermos cestos e caixas decorativas. Com tecidos fazemos cordões, além de porta-trecos feitos com potes de iogurte, que geralmente jogamos fora.”

Entre tantas “Cores e sabores” (nome de uma oficina educativa sobre alimentação saudável desenvolvida pelas lideranças), Rosângela Albergaria, presidente do Comitê da Cidadania Bem-Aventurado, em Nova Marília, só teve o que comemorar com o evento: “Maravilhoso, adorei, nota 1000! Divulgou mais nosso trabalho, despertou interesse da população e novas expectativas também”, diz animada. A convite de Rosângela, o Grupo de Teatro da Escola Luíza Vieira fez uma bela apresentação teatral no Dia Saudável.

Preocupação com o meio ambiente

Outras barracas e exposições chamaram a atenção das pessoas para a importância de temas atuais, como reciclagem, exercícios físicos e bem-estar e preservação do meio ambiente. A Associação Greenlife organizou, entre outras atividades, uma exposição de artesanato com material reciclado, apresentou as técnicas de implantação de hortas familiares e levou o grupo de judô do Parque Estrela para participar do evento.

Já o Comitê da Solidariedade do Fragoso apresentou grupo de ginástica da terceira idade, divulgou receitas de sucos nutritivos e saudáveis e também montou uma exposição de artesanato. O Comitê da Cidadania de Maurimárcia abriu o evento com uma roda de capoeira e levou dois grupos de street dance, formados por crianças e jovens da comunidade.

A Equipe Ecologic Bike levou sua técnica de confecção de puff de garrafas pet, expôs fotografias sobre o replantio de mudas nas margens de rios de Magé e apresentou o grupo de hip hop chamado Bike Dance. O Dia Saudável contou ainda com a participação do professor de educação física Elias, que fez atividades lúdicas, como corrida de saco, exercício de respiração com bolas de gás, brincadeiras com bambolê, alongamento com bolas para crianças e adultos, entre outras.

Seja o primeiro a comentar

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO