26 de setembro de 2008

Projeto Circuito Comunitário Saudável

Atividade física e alimentação saudável
Lançado no dia 28 de maio, o projeto Circuito Comunitário Saudável está levando informação e práticas para a construção de estilos de vida e ambientes mais saudáveis em comunidades populares. A iniciativa, projeto-piloto desenvolvido pelo CEDAPS e pela Danone, acontece no município de Magé (Região Metropolitana do Rio de Janeiro) e envolve oito comunidades de Magé (Região Metropolitana do Rio): Maurimárcia, Japonês-Guarani, Nova Marília, Santo Aleixo, Roncador, Fragoso, Parque Estrela e Mundo Novo.







Lançamento do projeto. A equipe Danone também esteve presente.

Eixos de Atuação

O projeto está sendo desenvolvido por meio de cinco eixos de atuação:
• Estruturação de Núcleos Comunitários de Promoção da Saúde – os Núcleos são espaços educativos organizados em sedes de associações e grupos localizados no interior das comunidades. As instituições foram estruturadas para desenvolver o projeto recebendo tendas, mesas, cadeiras, estantes, caixa de som amplificadora, balanças de alimentos, além de materiais educativos (cartazes, vídeos, folhetos) sobre os temas relacionados como nutrição, saúde etc.
• Acesso à alimentação saudável - o projeto está sensibilizando comerciantes locais para a compra de legumes, verduras e outros alimentos mais saudáveis para serem oferecidos a preços acessíveis à comunidade. Já foi estabelecida uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) para a criação de hortas familiares.
• Promoção de atividades físicas - a partir dos Núcleos de Promoção da Saúde serão propostas atividades físicas coletivas, como caminhadas, passeios ciclísticos e atividades de relaxamento. Em cada comunidade será construído um Circuito Comunitário Saudável, com a formação de um grupo regular de caminhada/passeio ciclístico a ser mobilizado pelo Agente de Promoção da Saúde.
• Promoção de atividades culturais - O projeto está mapeando as diferentes iniciativas culturais locais (teatro, música/coral, danças culturais) para apoiar a criação de números artísticos e/ou eventos culturais a serem apresentados nas comunidades participantes. Também serão criadas atividades lúdicas (dança, música, poesia, jogral, teatro) para facilitar a comunicação e a educação sobre alimentação saudável.
• Realização de eventos de mobilização da comunidade e da cidade – está prevista para outubro uma grande atividade para apresentar nas oito comunidades todas as ações geradas pelo Circuito Comunitário Saudável e discutir vários temas relacionados à saúde. A etapa seguinte deste processo de mobilização é organizar no centro de Magé um evento com ações para dar visibilidade ao projeto.

Linha da Vida

O projeto está movimentando Magé. De maio a setembro, foram estabelecidas parcerias, promovidas oficinas sobre alimentação saudáveis para crianças e adultos, organizados passeios ciclísticos e outras atividades físicas e muito mais.
Maio - Apresentação do projeto a gestores da Secretaria Municipal de Saúde de Magé (Coordenação DST/Aids e Programa Municipal de Tuberculose); reuniões nas comunidades e no CEDAPS e estabelecimento de parcerias com órgãos locais.
Junho – Desde junho vêm sendo promovidos vários eventos locais para falar de saúde e promover ações que contribuam para a construção de hábitos e ambientes saudáveis. Em conjunto, as oito comunidades participantes do projeto realizaram: oficinas sobre alimentação saudável; formação dos “dinamizadores” das atividades; implantação de hortas nas residências; atividades físicas e esportivas (futebol, dança, corrida rústica, caminhada, vôlei, queimado, passeio ciclístico e capoeira); capacitação das lideranças sobre Promoção da Saúde; oficina “Cores e sabores” sobre alimentação saudável para crianças; encontro mensal de hip hop com almoço saudável organizado por jovens. Essas atividades acontecem regularmente.
Julho - Organização de cafés da manhã saudáveis para discutir temas como alimentação, prevenção de DST/Aids, tuberculose e uso de drogas; realização de aulas de pintura e representação através dos desenhos do conceito de alimentação saudável; sensibilização dos comerciantes locais para mudanças na oferta de produtos. As lideranças relatam que já ocorreram mudanças e que a demanda por frutas e verduras aumentou depois das atividades do projeto.
Agosto – Organização de evento em igreja local para discutir alimentação saudável; articulação com outros projetos para debater este tema; realização de passeio.

Diagnóstico Comunitário Participativo

Além de geração de ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades envolvidas, o projeto Circuito Comunitário Saudável quer conhecer o perfil nutricional destas comunidades a fim de planejar ações educativas mais eficazes a partir dos hábitos e das percepções locais sobre nutrição e saúde e condições gerais de saúde. O diagnóstico será realizado, inicialmente, em uma das oito comunidades integrantes do projeto. As informações serão organizadas em um banco de dados para facilitar o planejamento, monitoramento e a avaliação das ações realizadas.

Instituições participantes

O Circuito Comunitário Saudável envolve oito instituições comunitárias de Magé: Conselho de Defesa da Cidadania de Maurimárcia – Codecim (Maurimárcia), Centro de Cultura Afro de Piabetá (Japonês-Guarani), Comitê da Cidadania Bem Aventurado (Nova Marília), Instituto de Preservação Ambiental Ecologic Bike (Santo Aleixo), Organização de Mulheres Negras do Bairro Roncador (Novo Roncador), Comitê da Solidariedade do Fragoso (Fragoso), Associação Green Life (Parque Estrela) e Comitê Esforça-te que eu te Ajudarei (Mundo Novo).

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO