27 de novembro de 2008

Oficina de Nutrição: “Vitaminas e Minerais”

No dia 24 de novembro aconteceu em Magé a segunda etapa da oficina de Nutrição Danone. A atividade foi desenvolvida pela nutricionista da empresa, Ana Paula Tasca, e contou com a participação das lideranças dos oito pólos comunitários envolvidos no projeto, além de agentes multiplicadores e alguns parceiros, totalizando 27 pessoas.

Este ciclo de oficinas tem por objetivo instrumentalizar as lideranças para que elas possam servir de multiplicadoras do conhecimento sobre alimentação saudável nos eventos e atividades que serão desenvolvidos ao longo do Projeto.

O tema abordado nesta etapa foi “Vitaminas e Minerais”. Foi entregue para cada participante um kit contendo orientações a respeito das características de cada vitamina e cada mineral, alimentos onde se encontram cada uma delas e suas funções.

A oficina foi apresentada de forma dinâmica e os participantes puderam também tirar muitas dúvidas. Ana Paula foi bastante elogiada pelas lideranças: “Além de ter todo o conhecimento a respeito do assunto, ela também sabe ensinar. Por isso a oficina foi tão boa.” – disse Luiza, Presidente da Associação de Moradores de Feital/Magé sobre a nutricionista.

Ana Paula também demonstrou satisfação com o resultado da oficina: “É bastante gratificante fazer uma oficina em que as pessoas participam desta forma, sempre perguntando e tirando suas dúvidas. É bom saber que eles estão adquirindo conhecimentos que ajudarão na seqüência do projeto”.
A oficina aconteceu na Escola Municipal Pergentina Cozzolino, no centro da Cidade de Magé, das 10h às 17h.
Para ver as fotos da primeira oficina clique aqui

A Oficina "Vitaminas e Sais Minerais" em fotos

Veja as fotos das oficinas tiradas pelas lideranças

Núcleo Novo Marília













































25 de novembro de 2008

Depoimentos 2° parte Oficina de Nutrição

Veja abaixo depoimentos das lideranças do projeto Circuito Comunitário Saudável sobre a segunda etapa da oficina de Nutrição Danone que aconteceu no dia 24 de novembro, em Magé.






“A oficina foi muito boa. Pude aprender muita coisa que eu desconhecia. Achava que só tinha vitamina B, mas tem mais também. Foi um grande aprendizado!”
Rosângela, comunidade Nova Marília.














“Tem várias coisas que não comia por achar que faziam mal como a carne do porco que não como há mais de 20 anos. Mas aprendi na oficina que bem preparada ela é saudável”.

D. Rosa, comunidade Fragoso.










“Gosto muito de ler, me informar, mas tinha vitamina que a gente nem sabia. A primeira coisa que pensei em fazer é colocar [as informações] num mural para as pessoas verem quando vierem na nossa organização!”

Jorgina, comunidade Novo Roncador.










“A oficina foi bastante produtiva tem muita coisa que poderemos aproveitar no dia- a- dia. As informações sobre tabela nutricional foram muito interessante: aprendemos os valores nutricionais de cada fruta, legume, verdura e a ação dele no corpo humano.”
Sr. Linhares, comunidade Parque Estrela.









“A oficina foi muito proveitosa trouxe a classificação das vitaminas de A a Z. Agora podemos explicar melhor para as crianças o porquê comer cada fruta e legume. Vai possibilitar uma fala muito mais fácil, também com os adolescentes e adultos”.
Carlos, comunidade Santo Aleixo.












“A oficina foi muito importante. Eu me conscientizei que posso ter uma boa saúde sem ter que ir na farmácia e ficar comprando vitaminas. Posso através da verdura, da fruta adquirir a vitamina que meu corpo necessita. Tem muito adolescente que está desnutrido, pálido e a pessoa pode ter uma boa saúde a partir da boa alimentação. Já estou pensando em ir aos colégios levar as informações que recebemos”.

Conceição, comunidade Novo Mundo.


11 de novembro de 2008

Seminário discute alimentação saudável em escola municipal

O Centro de Cultura Afro de Piabetá (CCAP), núcleo integrante do projeto Circuito Comunitário Saudável, realizou, no dia 21 de outubro, um seminário sobre alimentação saudável na Escola Municipal Vereador Antônio Garcio Filho, em Piabetá, na cidade de Magé.



Por meio de uma palestra e de jogos educativos, o seminário teve como principal objetivo levar aos alunos informações sobre a importância das vitaminas presentes nos alimentos e das atividades físicas para uma vida mais saudável, além de dar dicas para uma alimentação saudável.

A atividade teve 60 participantes, entre alunos de duas turmas do 1º ano do ensino fundamental e professores. No final do encontro, foram distribuídas diversas frutas.

A equipe do CCAP relata que as professoras já notaram mudanças no comportamento das crianças: “elas estão começando a pensar mais sobre a quantidade de doces consumidos durante o recreio”. A perspectiva do CCAP é que, com o apoio de professores e da direção da escola, sejam criadas outras atividades sobre o tema alimentação saudável.


CCBA – Nova Marília: Alimentação saudável para crianças

















CCAP – Comunidade Japonês-Guarani: Bate-papo com mulheres








10 de novembro de 2008

Green Life – Parque Estrela: Atividade com crianças


















Comitê da Solidariedade do Fragoso – Fragoso: Ginástica da Terceira Idade




Mulheres da ginástica















Quadrillha da Terceira Idade











Explicação sobre alimentação saudável com imagens de frutas.

Ecologic Bike – Santo Aleixo: Passeio ciclístico
































Omnbro – Novo Roncador: Atividades com mulheres



A mesa de frutas no quintal da organização.










A preparação do evento.











Mãe participante do encontro.


Reunião com as mulheres sobre alimentação saudável.
Jorgina, presidente da organização Omnbro

Codecim – Maurimárcia: Campeonato de Futebol “Circuito Comunitário Saudável”



Iracy Maria presidente do grupo CODECIM














Time de Futebol I














Time de Futebol II


















Hora da partida!!!!

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO