15 de maio de 2009

Time de Fragoso conquista quarto lugar na Danone Copa das Nações

Desde quando o Estrela da Serra ganhou a copa de futebol promovida pelo projeto Circuito Comunitário Saudável, o time só tem vitórias para celebrar. Em abril, os meninos de Fragoso, Magé, conquistaram o quarto lugar na Danone Copa das Nações – o maior torneio de futebol infantil do mundo. E não para por aí: Matheus Duarte, jogador do time, ficou com o título de melhor jogador da competição e recebeu convite para teinar no CFZ. Outro jogador do time foi convidado para jogar no Botafogo.

Técnico do time, Nelson Cardoso, 44 anos, atribui o sucesso a treino, dedicação e amor pelo trabalho que desenvolve com crianças. Trabalho que começou quando os meninos do atual time ainda nem sonhavam em nascer:

“Quando eu tinha uns 15 anos ganhei um jogo de camisas e montei um time. Como sempre tinha um de camisa rasgada o time acabou conhecido como Rasgadinho Futebol Clube (risos). Depois mudamos o nome para Estrela da Serra e estamos sempre ganhando os campeonatos aqui na região”.

Motorista de ônibus, Nelson divide o tempo entre o trabalho e o time: “Gosto muito de crianças. Minha esposa sempre reclama dizendo que eu trabalho a semana inteira e fim de semana fico direto no campo com eles. As pessoas as vezes não vêem a felicidade que a gente fica quando um deles faz um gol.”

A receita parece dar certo. O time, que treina uma vez por semana, competiu com outros 36 times na Danone Copa das Nações. Dois jogadores do Estrela da Serra foram vistos por olheiros e encaminhados para outros times de futebol: Lucas Galdino, 11 anos, está no Botafogo e Mateus Duarte, 10 anos, no CFZ do Rio.

“Tinham olheiros acompanhando a Copa Danone. E vieram conversar com a gente para levá-los aos times. O Lucas foi convidado no primeiro dia de jogo e o Matheus nas oitavas de finais”.

Aprovados nos testes, ambos já estão federados e mesmo com poucos dias de treinos nos novos times, já foram escalados para competirem a Copa Rio Bonito, que começou no início de maio.

Mas nem tudo são flores...

Embora estejam em times grandes, a categoria pré-mirim não recebe para jogar. Sem renda, os garotos estão dependendo do técnico, parentes e vizinhos para continuarem treinando. A dificuldade agora está sendo para custear as passagens e alimentação dos pequenos jogadores. Matheus está treinando três vezes por semana na Barra da Tijuca, onde fica o campo do CFZ e Lucas, diariamente, desloca-se para Marechal Hermes para treinar no campo do Botafogo.

Pai de Lucas, Luciano Botelho, 32 anos, disse que ele e a esposa acabaram de fazer um empréstimo para conseguirem custear as despesas com o filho que chega a R$ 600 por mês só com passagem e alimentação. Ajudante de pedreiro, ele tem trabalhado diariamente:

“Ele já joga desde pequeno. Sempre gostou de bola. Eu não participava muito dos treinos, mas as pessoas sempre diziam para arrumarmos um lugar para ele, mas a gente nunca teve condições. Agora surgiu essa oportunidade e não queremos perder essa porta que se abriu. Se depender de mim vai seguir em frente. Faço qualquer coisa pelo meu filho. Eu e a mãe dele temos trabalhado de segunda a segunda.”

E completa: “Estamos pegando tudo quanto é extra para custear. Ainda bem que apareceu essa benção de Deus para levar [o técnico] meu filho aos treinos sem cobrar nada. Nós falamos para o Lucas: Nunca se esqueça de Deus, da sua comunidade, sua origem e do Nelsinho que tem feito isso por nós."

Seja o primeiro a comentar

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO