30 de março de 2009

Especial Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde – OMS, fundamentado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do estado em promover saúde.

Segundo a OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença. Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.

Para quem quer ter mais informações, o site para jovens e adolescentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o IBGE Teen - disponibiliza um destaque com informações de como ter uma vida mais saudável.

Visando promover saúde, o projeto Circuito Comunitário Saudável, desenvolvido pelo CEDAPS e pela Danone, tem como objetivo levar informação e práticas para a construção de estilos de vida e ambientes mais saudáveis em comunidades populares.

Para ver as dicas clique aqui

*Com informações dos sites IBGE Teen e Ambiente Brasil

27 de março de 2009

Blog do projeto é acessado por 35 países

Há 183 dias “no ar”, o blog do projeto Circuito Comunitário Saudável, que foi criado para divulgar as atividades desenvolvidas pelo projeto, já recebeu visitas de 101 cidades de 35 países. Até o dia 03 de abril, o blog teve um total de 917 visitantes e 1.954 páginas visitadas, ou seja, há uma média de 2,1 páginas acessadas por visita.

Os visitantes estrangeiros são de países como Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Israel, Paquistão, Croácia, China, Holanda, Índia, Argentina, Colômbia, Itália, Turquia, Moçambique, França, entre outros.

Distribuição de acessos por países

Diversão e informação marcam Dia Saudável em Magé

O projeto Circuito Comunitário Saudável realizou, no dia 21 de março, a segunda edição do Dia Saudável em Magé. Durante o evento, que aconteceu das 10h às 14h, ocorreram apresentações de peça teatral sobre alimentação saudável, judô, street dance, capoeira e ginástica para terceira idade. Além disso, as oito organizações integrantes do projeto montaram stands apresentando dicas sobre alimentação saudável, importância de se praticar exercícios físicos regularmente, além de diversos trabalhos educativos, materiais informativos e artesanato.

Para o evento foram confeccionadas 8.000 bolas de gás com a logomarca do projeto, 2 banners e 5.000 ventarolas personalizadas com dicas sobre práticas para contrução de estilos de vidas saudáveis.



O evento contou também com as já tradicionais mesa de frutas e grupo de ciclistas da equipe Ecologic Bike, de Santo Aleixo, uma das organizações integrantes do projeto desenvolvido pelo CEDAPS e pela Danone, e que tem como objetivo levar informação sobre alimentação saudável e a importância da prática de exercícios físicos regularmente em comunidades populares.



Outro grupo que animou o Dia Saudável em Magé foi a Ginástica da Terceira Idade, parceiro do projeto, no Comitê da Solidariedade Fragoso. O grupo, que se encontra todas terças e quintas-feiras, das 8h às 9h, no pátio da igreja católica Santa Catarina, é composto por 70 mulheres com idades entre 30 e 90 anos.

Maria da Penha Soares Braga, 60 anos, há 30 pratica exercícios físicos e atualmente é a instrutora do grupo: “Nós fazemos alongamento e ginástica. Algumas chegam aqui com diversos problemas de saúde e logo vemos que elas ficam bem mais desinibidas e mais saudáveis”.

Geração de renda


Apaixonado por flores, Durval Carlos Jardim, 60 anos, (20 deles trabalhando juntamente com a esposa com artesanato) foi uma das pessoas que levaram trabalhos para apresentar no evento. No stand da organização Green Life, da comunidade Parque Estrela, eles expuseram cordões, brincos, panos de pratos e diversos objetos decorativos com muitos detalhes em flores.

“Criamos nossos três filhos e pagamos todas as nossas despesas fazendo artesanato. Atualmente eu faço as bijuterias e minha esposa faz os bordados e crochês. Já perdi a conta de quantos cursos já fiz nessa área”, diz, lembrando da importância de estar sempre se atualizando.

Outro sucesso do Dia Saudável em Magé foi a oficina de trança, disponível gratuitamente no stand do Centro de Cultura Afro de Piabetá (CCAP), da comunidade Japonês-Guarani. Durante todo o evento a trançadeira Ronire Miranda, 23 anos, trançou e mostrou aos participantes do encontro uma outra forma bonita de enaltecer a beleza afro-brasileira.

“Já trabalhei como doméstica, camelô e agora me dedico a fazer tranças e implantes. Mantenho a casa com este trabalho”, conta e completa:”o mais difícil nessa área é criar a clientela depois que consegue, é só manter”.



Outra organização integrante do projeto Circuito Comunitário Saudável, o Conselho de Defesa da Cidadania de Maurimárcia – Codecim, disponibilizou em seu stand , além de trabalhos com material reciclável, livros, folhetos e cartazes sobre direitos humanos, cidadania e a pirâmide alimentar elaborada pela Danone para as organizações participantes do projeto.

“Vamos promover na nossa organização oficinas para conscientizar a comunidade como podemos utilizar potes que geralmente jogamos fora, enfeitando para colocar temperos, remédios, algodão, botões, etc.”, fala Iracy Maria, presidente do Codecim.

Trabalho em Rede


Participante da Rede de Comunidades Saudáveis, Antônio Sacramento, 50 anos, morador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, levantou antes das 6h para prestigiar o evento. Presidente do Grupo Afoxé Afro Bahia – Gafrobá ele fala sobre a importância do trabalho em conjunto:

"Vim porque faço parte da rede e achei que a gente deveria dar apoio. É exemplo bom a gente participar, passar um dia com os amigos, companheiros de trabalho. É bom que a gente vê que tem pessoas engajadas na luta por melhor saúde e qualidade de vida”.

Outros Momentos


Douglas Brasil também morador de comunidade, apresentou o evento, e Wanda Guimarães, do Cedaps, acertando os últimos detalhes da atividade.


Stand das organizações OMNBRO e CCBA e o time vencedor de Magé do preparatório da Copa Danone de Futebol tomando iogurte ao final do evento.




MC Desenho do Codecim cantando o rap que fez sobre alimentação saudável e Conceição, do Comitê Esforça-te que Te Ajudarei, ensinando artesanato em jornal aos passantes.
Para ver mais fotos acesse a Galeria!!!

13 de março de 2009

Dia Saudável em Magé

No dia 21 de março o projeto Circuito Comunitário Saudável realizará, na praça Nilo Peçanha, em Magé, um dia repleto de atividades. O evento, gratuito, terá apresentação teatral sobre alimentação saudável, dança, capoeira, ginástica, judô, exposição de fotos dos trabalhos feitos pelo projeto, entre outras atividades.

Apresentando formas diversificadas para geração de renda, os oito núcleos integrantes do projeto montarão barracas com artesanato feito com jornal, bijuterias em tricô, peças decorativas e mobiliário feito com material reciclável.

Quem participar da atividade também terá acesso a material educativo diversificado sobre saúde e receitas saudáveis feitas pelas lideranças do projeto. Durante o evento, que ocorrerá das 10h às 14h, haverá também distribuição de lanche saudável.




















*Fotos do evento anterior. Para saber mais clique aqui

Quarta etapa da oficina de Nutrição Danone - Nutrientes dos alimentos

Aconteceu no dia 02 de março, na sede do Centro de Cultura Afro de Piabetá (CCAP), na comunidade Japonês-Guarani, em Magé, a quarta etapa da série de oficinas sobre Nutrição desenvolvidas pela Danone para as lideranças do projeto Circuito Comunitário Saudável. Seguindo solicitação dos integrantes do projeto, a nutricionista da Danone, Ana Paula Tasca, elaborou uma apostila com diversas informações sobre os principais alimentos consumidos no dia-a-dia. A oficina aconteceu das 10h às 16h.

Durante o encontro as lideranças puderam tirar dúvidas sobre os alimentos que compõem a alimentação básica da população, além de desmistificarem uma série de informações, como por exemplo, a crença de que beber água durante as refeições engorda, ou a de que a combinação de arroz com feijão não é saudável.

“Depois que comecei a frequentar as oficinas mudei muita coisa na minha alimentação; descobri que é muito mais saudável e saboroso substituir o refrigerante por um suco de frutas”, fala Marcos, integrante do Centro de Cultura Afro de Piabetá (CCAP), sobre como as oficinas têm auxiliado a modificar hábitos antigos.

Para Maria da Conceição Soares, presidente do Comitê Esforça-te que te Ajudarei, que também participou da atividade, as oficinas têm sido importante para o trabalho que o projeto desenvolve nas comunidades:

“Assim podemos trazer um esclarecimento melhor para as pessoas. A comunidade precisa disso, ela quer saber o que e por que. Escrevi tudo no caderno para quando tiver que falar com as pessoas, poder explicar tudo direitinho”.

Veja as fotos da oficina na Galeria

10 de março de 2009

Novas Ferramentas no Blog do Circuito

O blog do projeto Circuito Comunitário Saudável conta agora com duas novas ferramentas: um tradutor online e um geolocalizador. Agora é possível traduzir todo conteúdo do blog em até seis línguas – inglês, francês, alemão, italiano, russo e espanhol. Já o geolocalizador, possibilita identificar em qual lugar do mundo está a pessoa que acessou o blog. A ferramenta permite inclusive saber a cidade de quem acessou!


Desde a instalação do geolocalizador no início de março, já tivemos acessos de países como Espanha, Angola, França, Canadá, Suécia, Grécia, Portugal, Colômbia, Moçambique, Taiwan, Estados Unidos e também de diversos estados brasileiros como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Pernambuco.

Ambas ferramentas encontram-se na coluna do lado esquerdo do Blog.

9 de março de 2009

Fotos Oficina de Nutrição Danone - Nutrientes


Fotos da 4° etapa da série de oficinas sobre
nutrição oferecida pela Danone aos integrantes do projeto Circuito Comunitário Saudável.
























Ana Tasca, nutricionista da Danone fala sobre os nutrientes existentes em alguns alimentos.











Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO