29 de outubro de 2008

Projeto realiza oficina sobre saúde e nutrição

Cerca de 20 pessoas – lideranças comunitárias e seus convidados - participaram de uma capacitação sobre saúde e nutrição, realizada pela nutricionista da Danone, Ana Paula Tasca, no dia 24 de outubro. A oficina faz parte das atividades do projeto Circuito Comunitário Saudável. No encontro também foi apresentado o material educativo que as lideranças utilizarão nas atividades locais. O material irá compor o acervo do Núcleo.

Durante o encontro, os participantes tiraram dúvidas e puderam desmistificar assuntos relacionados à alimentação, como a mistura de determinados alimentos. Durante a palestra, a nutricionista falou ainda sobre a importância de se aproveitar melhor os alimentos. As lideranças receberam uma pirâmide alimentar, cartazes e exemplares do encarte “Dicas Danone para uma alimentação saudável”.

“Quanto mais a gente comer da fruta melhor. Quando jogamos a casca fora, jogamos também mais de 90% do que a fruta tem de melhor. Usando tudo inteiro conseguimos aproveitá-las melhor”, disse Ana Paula.

A palestra trouxe várias recordações aos participantes. Natural do Ceará e morador da comunidade Parque Estrela, Antônio Linhares lembrou de como a mãe fazia questão de aproveitar os alimentos em sua totalidade:“Mamãe costumava usar toda laranja, fazendo doces e chá com a casca”.

Diet e light

Outro questionamento feito pelos participantes foi sobre a diferença entre produtos diet e light. “O diet é para quem é diabético, que não pode comer açúcar de jeito nenhum. Já o light tem menos caloria”, explicou a nutricionista.

Moradora da comunidade Nova Marília, Rosângela Albergaria sentiu-se feliz com as informações novas: “Somos privilegiados por estarmos tendo essas informações”, disse a presidente do Comitê da Cidadania Bem Aventurado (CCBA).

Na oficina, também foi criada uma outra proposta de atividade para o projeto: “Podemos fazer um levantamento das frutas mais comuns em Magé e trazer para a nutricionista explicar em uma próxima capacitação as qualidades de cada uma”, sugeriu a coordenadora geral do CEDAPS, Wanda Guimarães.
Veja as fotos na Galeria

Fotos Oficina de Nutrição e Saúde



Adolescente da comunidade Santo Aleixo.














Carlos Alberto, da Ecologic Bike, utilizando a câmera digital do projeto.












Atenção total durante a oficina.












Os participantes puderam tirar muitas dúvidas...




sobre o que é correto e o que não é em relação a alimentação saudável.

Os participantes da oficina aprenderam sobre aproveitamento dos alimentos








Em destque, jovem mãe da Comunidade Novo Roncador.


Dona Rosinha, da Comunidade Fragoso, fazendo suas perguntas.







No fundo participantes da Comunidade Nova Marília





Jorgina, da Comunidade Novo Roncador tirando dúvidas com a Ana, nutricionista da Danone.










O caderno onde as lideranças estão anotando suas atividades.






Mais perguntas...











Dona Rosa preenchendo o questionário.














Liderança da comunidade Parque Estrela.











Material educativo criado pela Danone para ser incorporado aos acervos dos Núcleos.












Sr. Linhares, da Green Life, filmando tudo.















Trabalho com colagem...














Carlos tirando dúvidas sobre a pirâmide alimentar
















D. Rosa, Rosângela e Jorgina











Pirâmide alimentar.









Ana experimentando presente dado pelas lideranças.








27 de outubro de 2008

Dia das Crianças

Cerca de 500 crianças tiveram um Dia das Crianças diferente proporcionado por núcleos do projeto Circuito Comunitário Saudável. As atividades foram desenvolvidas nas comunidades Santo Aleixo, Fragoso, Nova Marília, Mundo Novo e Parque Estrela.

As crianças participaram de aulas sobre a importância da boa alimentação e o cultivo de hortas familiares. As atividades incluíram também muito movimento com passeio ciclístico, apresentação de dança, brincadeiras (dança das cadeiras, bambolê, peteca, pula-corda) e gincanas com premiação em frutas.

Veja algumas fotos na Galeria
Foto: Atividade na Comunidade Santo Aleixo

23 de outubro de 2008

Fotos eventos Dia das Crianças




Time de Futebol da
Comunidade Parque Estrela












A mesa de frutas, que já é tradicional nos eventos.












Hora de conversar!














Distribuição de presentes
















Festa tem que ter.... Bolo!!!!











Descobrindo a importância dos alimentos através do desenho.











Uma paradinha para o esporte













Momento esporte

15 de outubro de 2008

Veja as fotos do Dia Saudável Piabetá

Cerca de 600 pessoas participaram das atividades realizadas pelo projeto, no dia 11 de outubro, na Praça Setembro, em Piabetá, distrito de Magé. Confira algumas fotos das atividades! Clique aqui para mais informações sobre o evento.




A apresentação do Coral Mané Garrincha emocionou os participantes do Dia Saudável





Cada um dos oito núcleos comunitários montou sua tenda para apresentar as ações que vêm desenvolvendo no projeto.





Criança durante encenação da peça sobre alimentação saudável.














Apostando nas crianças para mudar os hábitos alimentares das próximas gerações.

















Pular corda é um excelente exercício físico











Capoeira mesclando história, atividade física e dança.






Adolescente do coral reunindo energia para a apresentação.
















Estimulando os pequeninos a terem uma vida saudável.











Alguém quer se exercitar um pouco?















Ou preferem comer uma fruta com os adolescentes do grupo de dança?

14 de outubro de 2008

RCS-Magé leva atividades físicas e alimentação saudável para Piabetá

Apresentações de capoeira, grupos de dança, coral, teatro, judô, exposições de fotografias e pinturas, reciclagem, brincadeiras de corda, ginástica e distribuição de frutas e água foram algumas das atividades que o projeto Circuito Comunitário Saudável promoveu na Praça Setembro, em Piabetá (distrito de Magé), no dia 11 de outubro. A estimativa é que o evento tenha mobilizado cerca de 600 pessoas durante as quatro horas de atividades.

O Centro de Cultura Afro de Piabetá (CCAP), responsável pela realização das atividades do projeto na comunidade Japonês-Guarani, participou do Dia Saudável levando o coral do CIEP Mané Garrincha e apresentando uma peça encenada por crianças que mostrou a importância da alimentação saudável. Uma parceria do CCAP com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente permitiu a participação do grupo Preservadores e Defensores do Meio Ambiente – Fonte da Onça (Pedemafo) com desenhos e pinturas referentes aos temas alimentação saudável, meio ambiente etc.

“Escolhemos trabalhar com as crianças porque, por meio delas, podemos alcançar os pais também”, diz Rosemar Soares, presidente do CCAP, entre diversos desenhos de frutas feitos pelos pequenos.

Promovendo saúde e gerando renda

Já a Organização de Mulheres Negras do Bairro Novo Roncador (Omnbro) escolheu levar para a ação formas simples e bonitas de se gerar renda. Na barraca, os participantes do evento puderam tirar dúvidas e aprender a fazer biscuits, bijuterias em tricô, peças decorativas, além receberem informações sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, Aids e tuberculose. Houve também distribuição de preservativos masculinos e folhetos educativos.

“Fazendo esses trabalhos, as mulheres se ocupam e o dinheiro pode ajudar na melhoria da alimentação e isso acaba melhorando a saúde delas também”, fala Jorgina Nascimento, presidente da organização.

Opinião compartilhada por Aline Barbosa dos Santos, 32 anos, que há três, começou a trabalhar com biscuit. Moradora da comunidade Novo Roncador, ela diz que o principal motivo para começar o novo trabalho foi melhorar a qualidade de vida da família:

“Na minha casa somos eu, meu marido, mais três filhos. Antes só dava para comprar o básico mesmo, agora com o dinheiro que ganho, aproveito para ir à feira nos fins de semana comprar frutas para as crianças. Se não fosse por esse dinheirinho a mais só daria para comprar o básico mesmo”.

O Comitê Esforça-te que Eu Te Ajudarei participou da ação mostrando que com criatividade é possível fazer muitas coisas. Além do trabalho que vem desenvolvendo na comunidade Mundo Novo com as hortas familiares plantadas em caixotes, a presidente do grupo, Maria da Conceição Soares, criou vários objetos decorativos e úteis para o dia-a-dia, com materiais que geralmente vão para o lixo:

“Usamos jornais para fazermos cestos e caixas decorativas. Com tecidos fazemos cordões, além de porta-trecos feitos com potes de iogurte, que geralmente jogamos fora.”

Entre tantas “Cores e sabores” (nome de uma oficina educativa sobre alimentação saudável desenvolvida pelas lideranças), Rosângela Albergaria, presidente do Comitê da Cidadania Bem-Aventurado, em Nova Marília, só teve o que comemorar com o evento: “Maravilhoso, adorei, nota 1000! Divulgou mais nosso trabalho, despertou interesse da população e novas expectativas também”, diz animada. A convite de Rosângela, o Grupo de Teatro da Escola Luíza Vieira fez uma bela apresentação teatral no Dia Saudável.

Preocupação com o meio ambiente

Outras barracas e exposições chamaram a atenção das pessoas para a importância de temas atuais, como reciclagem, exercícios físicos e bem-estar e preservação do meio ambiente. A Associação Greenlife organizou, entre outras atividades, uma exposição de artesanato com material reciclado, apresentou as técnicas de implantação de hortas familiares e levou o grupo de judô do Parque Estrela para participar do evento.

Já o Comitê da Solidariedade do Fragoso apresentou grupo de ginástica da terceira idade, divulgou receitas de sucos nutritivos e saudáveis e também montou uma exposição de artesanato. O Comitê da Cidadania de Maurimárcia abriu o evento com uma roda de capoeira e levou dois grupos de street dance, formados por crianças e jovens da comunidade.

A Equipe Ecologic Bike levou sua técnica de confecção de puff de garrafas pet, expôs fotografias sobre o replantio de mudas nas margens de rios de Magé e apresentou o grupo de hip hop chamado Bike Dance. O Dia Saudável contou ainda com a participação do professor de educação física Elias, que fez atividades lúdicas, como corrida de saco, exercício de respiração com bolas de gás, brincadeiras com bambolê, alongamento com bolas para crianças e adultos, entre outras.

Projeto favorece criação de hortas familiares

Mural de horta familiar

Contribuir para o acesso à alimentação saudável. Com este objetivo, o Circuito Comunitário Saudável está possibilitando a criação de hortas familiares nas oito comunidades de Magé participantes do projeto. A implantação das hortas está sendo realizada por meio de uma parceria entre a associação comunitária Greenlife e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Antônio Linhares, da Greenlife, fala sobre o processo de criação das hortas. “Visitamos as comunidades para realizar palestras e depois começamos o plantio.” Ele explica ainda que as sementes estão sendo plantadas nos espaços disponíveis, geralmente nos locais onde funcionam as instituições comunitárias envolvidas no projeto.

Carlos Alberto da Silva, da Ecologic Bike, esclarece que não é necessário ter um grande espaço para cultivar alimentos em casa. “Isso pode ser feito em qualquer recipiente. Basta que dê para colocar a terra e as sementes. Mesmo um espaço pequeno dá para cultivar diversas coisas. Assim é possível buscar uma alimentação mais saudável sem agrotóxico”, fala.

Linhares conta que o plantio inicial foi de coentro, salsa, cebolinha e alface. “Em 40 dias, eles já estão na panela”. Foram plantados ainda quiabo e rabanete que demoram mais tempo para crescer.

“A gente acredita que todos devem fazer suas hortas pra terem suas hortaliças. Plantando nas residências diminuímos duas mazelas no nosso corpo: os venenos (não usamos agrotóxicos) e os vermes (por não usar água contaminada)”, disse Linhares. A orientação da liderança comunitária é que a água utilizada na irrigação das hortaliças seja a mesma utilizada para o consumo.



Carlos Alberto oferecendo frutas para jovem da Ecologic Bike - Incentivo à alimentação saudável

13 de outubro de 2008

Circuito Comunitário Saudável em vídeo

Conheça um pouco mais das comunidades onde o projeto está sendo desenvolvido.

Parte 1 de 3



Parte 2 de 3



Parte 3 de 3

10 de outubro de 2008

RCS-Magé organiza evento “Dia Saudável”

No dia 11 de outubro, as oito organizações integrantes do projeto Circuito Comunitário Saudável realizarão, na Praça Setembro, Centro de Piabetá, um dia de atividades físicas, oficinas de alimentação, apresentações culturais e exposição de fotos. A idéia é divulgar as ações que vêm sendo desenvolvidas nas comunidades e mostrar que todos, independentemente da idade, podem e devem se exercitar e se alimentar melhor.

Desenvolvido por organizações da Rede de Comunidades Saudáveis de Magé, com o apoio de CEDAPS e Danone, o projeto Circuito Comunitário Saudável tem como objetivo levar informação e práticas para a construção de estilos de vida e ambientes mais saudáveis em comunidades populares. O Dia Saudável foi pensado para atender um dos cinco eixos do projeto: a realização de eventos que mobilizem a região e divulguem práticas para uma vida mais saudável.

O projeto acontece em oito localidades mageenses e envolve os grupos comunitários: Conselho de Defesa da Cidadania de Maurimárcia – Codecim (Maurimárcia), Centro de Cultura Afro de Piabetá – CCAP (Japonês-Guarani), Comitê da Cidadania Bem-Aventurado (Nova Marília), Equipe Ecologic Bike (Santo Aleixo), Organização de Mulheres Negras do Bairro Novo Roncador (Novo Roncador), Comitê da Solidariedade do Fragoso (Fragoso), Associação Green Life (Parque Estrela) e Comitê Esforça-te que Eu Te Ajudarei (Mundo Novo). As entidades compõem os Núcleos Comunitários de Promoção da Saúde, responsáveis pela realização das atividades do projeto.
Saúde com renda, arte e cultura

O Comitê da Solidariedade do Fragoso estará na ação convidando os participantes a se exercitarem com o grupo de terceira idade, que pratica atividades físicas todas as terças e quintas-feiras, no pátio da Igreja Santa Catarina. O Comitê montará também tenda com artesanato, reciclagem e sucos naturais, que serão distribuídos gratuitamente.

“Distribuiremos sucos de folhas, de couve com laranja e frutas utilizando a fruta por inteiro. Também explicaremos as propriedades e para que serve cada alimento”, diz Rosa do Amor Divino, responsável pelo Comitê.

A Equipe Ecologic Bike chegará ao evento pedalando e com muita energia para ensinar aos participantes como construir diversos materiais com garrafa pet. A idéia é mostrar novas formas de gerar renda, como explica Carlos Alberto, presidente da organização:

“Com o dinheiro arrecadado com a confecção de material de garrafas pet, a pessoa pode ter uma renda extra para investir numa alimentação melhor. Na nossa tenda mostraremos diversas coisas feitas com material reciclável, como uma parede pet, poltrona, puff e plantas”.

Outro núcleo que ensinará a gerar renda é o Comitê Esforça-te que Eu Te Ajudarei. “Vamos levar uma exposição de objetos decorativos feitos com jornal, lata e fuxico com acabamento”, disse a presidente do Comitê, Maria da Conceição Soares. Além disso, os participantes do evento aprenderão como fazer uma horta familiar em caixotes confeccionados com garrafas pet.

“Mostraremos o passo-a-passo de como se faz para ter uma horta dentro de casa, gastando pouco e tendo uma alimentação bem melhor”, fala Conceição.
Investindo no reflorestamento e também na alimentação saudável, a Green Life apresentará pinturas feitas com material reciclável na “Tenda dos 4 elementos da Natureza”.

“Levaremos um artista que faz pinturas aproveitando material reciclável e vai ensinar que não precisa ser um grande artista para fazer alguma coisa, diz Antonio Linhares.

Já o Codecim promete fazer os participantes dançarem muito com apresentações de dança, capoeira, com direito até a música exclusiva composta pelo MC Desenho, parceiro de longa data das atividades do grupo.

“Ele compôs um rap que fala sobre a importância de uma alimentação saudável e cantará no dia para animar as atividades. Também faremos diversas dinâmicas de entretenimento”, conta Iracy Maria Ramos.

Programação:

10h - Abertura/Chegada Bicicletas
10h15 – Apresentação Coral CIEP Mané Garrincha
10h30 - Apresentação teatral sobre Alimentação Saudável com crianças dos projetos do CCAP
10h45 - Ginástica para terceira idade
11h - Circuito Saudável (corrida de saco, exercício de respiração com bola de gás, bambolê, dinâmica do barbante, alongamento com bolas)
11h às 12h30 - Cores e Sabores; exposição de artesanato; exposição de pintura e material reciclado; mural com fotos de hortas familiares; oficina de confecção de puff com pet; Tenda Educativa; camelô educativo sobre Prevenção das DST/Aids; exposição de biscuit, toalhas de mão, bijuterias e trabalhos em jornal
11h20 – aula de judô
11h40 – apresentação de Hip Hop e Bike Dance
12h – apresentação de Street Dance
12h20 – apresentação do Grupo de Teatro da Escola Luíza Vieira
12h45 – apresentação de capoeira
13h - Encerramento e lanche

Circuito Comunitário Saudável ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO